domingo, 12 de abril de 2009

A Crise Académica de 1969

Dia 17 de Abril é um dia muito especial para o GAS por ser a nossa data de nascimento. Há 10 anos atrás (17 de Abril de 1999) um grupo de amigos juntou-se para cantar uma serenata à namorada de um amigo de alguns deles. Assim surgiu esta entidade que nos une e nos mantém juntos ao longo destes anos todos.
Precisamente 30 anos antes desse dia, outros estudantes lutavam pela liberdade que sempre tivemos, para podermos fazer as nossas brincadeiras improvisadas em palco, as nossas festas boémias que duram até de manhã, as palhaçadas todas que fazemos em plena rua (ou praia) e a liberdade que temos de ter as nossas conversas acaloradas sobre o estado do país, da economia, da "Lei do Tabaco", etc.

A essa luta chamou-se a Crise Académica de 1969.
Somos todos novos demais para percebermos a coragem que foi precisa para fazerem o que fizeram, e eu não tenho nem competência nem conhecimento para relatar o que foi feito.
Por isso mesmo gostava de citar um interveniente que esteve de facto na linha da frente da Crise, Osvaldo Castro.
À época Vice-Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, Osvaldo Castro é hoje deputado democraticamente eleito para a Assembleia da República Portuguesa.





"Em 17 de Abril de 1969,faz hoje 39 anos, os estudantes de Coimbra desencadearam uma luta académica que se prolongou até Novembro desse ano. "Luto"(eufemismo para greve) a aulas, posteriormente, a exames, com adesão de 86% dos estudantes,e encerramento da AAC pelo poder ditatorial da época.E muitos processos disciplinares e criminais contra os principais dirigentes e inúmeras prisões de jovens rapazes e raparigas... e, finalmente, incorporação compulsiva no exército(estávamos em plena guerra colonial) de 49 estudantes dos mais destacados.
Pela primeira vez no decurso do fascismo, o poder autoritário foi forçado a retroceder perante um movimento associativo estudantil.Caíu o Ministro da Educação(o inefável J. Hermano Saraiva), o Reitor e o Vice-Reitor da Universidade, e o governo da ditadura sentiu-se forçado a amnistiar e extinguir os processos desencadeados contra centenas de estudantes.
Na fotografia,o Vice-Presidente da Direcção-Geral da AAC,o subscritor deste "post", dava conta aos estudantes, da prisão, durante a madrugada de 17 de Abril, do Presidente da AAC, Alberto Martins, que ousara cumprir uma decisão estudantil, a de pedir para usar da palavra, em nome dos estudantes de Coimbra, perante o Chefe de Estado da ditadura, Américo Tomás...
Foi a confusão generalizada entre os altos dignitários da ditadura...Aí começou o maior movimento de solidariedade e criatividade de jovens estudantes universitários, em Portugal...
Permitam-me recordar aqui a coragem de todos os estudantes de Coimbra que participaram nessa luta e não esquecer alguns dos principais dirigentes,além dos referenciados.Um abraço para a Fernanda Bernarda, Celso Cruzeiro, Matos Pereira, Gil Antunes, José Salvador, Rui Namorado, Strecht Ribeiro, Carlos Baptista, José Manuel Roupiço, Pio Abreu, Décio Freitas, Carlos Fraião, Isabel Pinto, Fernanda Campos, Guida Lucas, Filomena Delgado, Fátima Saraiva e tantos outros que nunca esqueceremos.A nossa saudade sentida para os Profs. Orlando de Carvalho e Paulo Quintela,Barros Moura, João Amaral,Sardo, Clara Antunes, Manuela Seiça Neves , Garcia Neto e outros que partiram cedo demais."

Osvaldo Castro, in Praça Stephens


Por se completarem 40 anos do início da Crise Académica de '69 no mesmo dia que completamos 10 anos como GAS, queria deixar aqui uma homenagem aos que com a sua luta conseguiram que pudéssemos ser ainda mais unidos pelo respeito que temos pela diversidade das opiniões de cada um.

Aos estudantes de 69, um forte F-R-A!

4 comentários:

Zientist disse...

Realmente é sempre bom saber e recordar aqueles que em tempos se sacrificaram e lutaram por algo que para nós hoje em dia é um dado adquirido..

FRAAAA!!!

Kika disse...

Pena o pouco valor que é atribuído por muitos dos actuais estudantes. Em que as Associações Académicas mais não são do que vozes seguidoras das reitorias na maioria das situações. Em que as RGAs servem para...nada.
Talvez seja por muitos se esqueceram, outros não saberem e ainda outros não quererem saber.
Um bom post, é sempre importante relembrar aqueles que lutaram pela liberdade.

FRA!

Homem Que Mordeu o Cão disse...

Muito bom ;)
Se tiver tempo esta semana ainda deixo aqui a história da génese do GASde69 :p
Abraço a todos os gaseanos :D
F-R-AAAAAAA

Raqui disse...

FRA!!!

Adorei o post! Tem a tua cara :)

Parabéns! E muitos parabéns ao GAS pelo blog e pelos 10 anos!!!